FANDOM

Determinação é uma habilidade que permite que Almas (Geralmente humanas) persistam após a morte. O ser com a maior quantia de determinação é capaz de salvar e resetar.

Determination

O protagonista ganhando determinação de um SAVE Point

Descrição

A Determinação é, na maioria das vezes, associada e possuídas por Almas humanas. Se um monstro adquiri uma grande quantia deste poder, o seu corpo se funde, gerando um Amalgamate. O único monstro conhecido que pode ter determinação naturalmente é Undyne.

Seres sem uma alma também podem possuir determinação, tendo como exemplo Flowey.

Capacidades

A principal habilidade de um ser determinado é persistir após a morte. Tendo uma quantia suficiente de Determinação, usuários que possuem esta habilidade podem ter acesso a alguns feitos.

SAVE

É a habilidade de criar uma ramificação na linha temporal original, salvando o seu local no tempo e espaço da nova ramificação, repetir o processo por mais de uma vez criará novas ramificações, aqueles que possuem Determinação podem repetir tal processo quantas vezes quiserem, desde que ninguém sobrepuje sua Determinação. O uso de tal técnica permite o uso da habilidade "Load".

LOAD

Permite o retorno daqueles que possuem Determinação ao seu último ponto salvo, podendo voltar mesmo após a morte por acessar remotamente seu ponto salvo, localizado em uma ramificação temporal. Permite também ao usuário escolher novas opções em diálogos, bem como tomar decisões diferentes das originais, criando assim, de forma indireta, novas ramificações na linha temporal.

RESET

Permite que o usuário apague a linha temporal arrastando a todos da linha temporal anterior para uma nova linha temporal criada remotamente. Entretanto usar tal habilidade fará com que o usuário volte à sua forma base. Seres que possuem Determinação ou que possuem um conhecimento prévio de tal habilidade não terão suas memórias afetadas, enquanto outros apenas terão breves relances de memória.

TRUE RESET

Uma versão aprimorada do Reset padrão. Permite ao usuário apagar todo o progresso, bem como as memórias de todos. Pode ser apenas ser criado por seres com uma quantidade imensa de Determinação. Ao utilizá-lo, todos serão removidos da ramificação antiga, sendo movidos para uma nova linha temporal criada remotamente pela habilidade. Não apenas o usuário retorna à sua forma base, bem como todos aqueles arrastados junto dele.

História

Ao longo do Subsolo, diversos SAVE Points podem ser encontrados, em várias localidades. Estes pontos expressam a determinação do protagonista, bem como pensamentos em relação a acontecimentos anteriores.

Rota Pacifista Verdadeira

Dtextractionmachine

Máquina de Extração de DT

No Laboratório Verdadeiro, é revelado que Alphys fazia diversas experiências com determinação extraída de Almas humanas, na tentativa de conseguir o poder de uma Alma. Ela usou plantas para operar a Máquina de Extração de DT para obter determinação e começou a injetá-la nos corpos de monstros que haviam morrido. No entanto, desde que seus corpos não podem lidar com determinação, os monstros injetados com determinação logo se fundiram e se tornaram Amalgamates.

Rota Genocídio 

Após a tentativa de matar Monster Kid, Undyne se joga para proteger o mesmo e acaba atingida, levando todo o dano. Mas ao invés de morrer, Undyne se sente determinada o suficiente e acaba se tornando Undyne, a Imortal. Quando derrotada, se corpo começa a "derreter", semelhante a fisionomia dos Amalgamates, e finalmente morre.

Quando um SAVE Point é ativado, a mensagem "Determinação" aparece, sem um contexto em particular.

No final da rota, o primeiro humano caído fala diretamente com o jogador, explicando que ele foi trazidos de volta à vida devido a altíssima quantia de determinação por parte do protagonista.

Curiosidades

  • A descrição do SAVE Point da Vila Temmie refere-se à determinação como "Detemmienação".
  • "Determinação" pode ser um jogo de palavras, já que a principal força que ele oferece é a capacidade de deter a morte, seja a do protagonista ou a que eles podem ter matado, e, portanto, a terminação.
  • A máquina de extração de DT se assemelha a maioria das partes do Photoshop Flowey (principalmente a boca invertida e as órbitas oculares).
  • Flowey e o protagonista são os únicos personagens com habilidade de salvar, carregar e reiniciar seus arquivos salvos. Flowey é melhor nisso pois ele pode salvar e carregar a qualquer hora.
    • O primeiro humano também possui esta habilidade. Embora seja desconhecido se isso seja verdade, o mesmo pôde resetar o mundo quando absorve a Alma do protagonista.