Stats

Estatísticas são aspectos gerais que afetam os encontros. A maioria das estatísticas aumenta à medida que o LV do protagonista aumenta, embora outros métodos possam aumentar as estatísticas.

HP

PONTOS DE HIT. Quando você fica sem pontos de vida, você perde o jogo. Comer comida irá restaurar a HP. O número à direita do seu HP é seu HP MÁXIMO.
HP (Pontos de Vida na maioria dos RPGs) é o nível de Resistência que determina o dano que um monstro ou o protagonista pode sofrer antes de morrer. O HP máximo do protagonista começa aos 20 e só aumenta quando o seu LV o faz. Descansando no resort Inn ou MTT, o quarto cura totalmente e eleva o HP do protagonista 10 pontos acima de sua tampa. A HP também pode ser restaurada através de itens consumíveis ou interagindo com um ponto de salvamento.

Um ataque atingindo a parte receptora diminui seu HP. A perda depende do Ataque do atacante e da defesa do recebedor. Ao atingir 0 HP, a alma do protagonista se rompe ao meio e se estilhaça, enviando-a para a tela GAME OVER. Se o HP de um monstro atingir 0, ele se desintegra em pó e recompensa o protagonista com EXP e GOLD.

ATK

ATAQUE. Determina a força da opção LUTAR em combate. O número presente no () determina o nível de poder da alma.
ATK (Attack) determina a saída de dano da parte atacante. O ATK básico do protagonista aumenta com o LV e o tipo de arma equipada. ATK pode ser alterado temporariamente durante batalhas através de opções de ACTs ou itens consumíveis.

Quando a ATK do protagonista é alto o suficiente, ele pode poupar monstros sem AGIR. Esta regra é verdadeira mesmo para monstros que têm um método de poupar não tradicional: Toriel pode ser poupada imediatamente, e o nome colorido e tudo o mais mostra se o total de ATK é 20442 ou maior (embora o jogo sofra softlocks depois disso).

DEF

Defesa. Reduz a quantidade de HP que você perde. O número em () denota a defesa da sua armadura.
DEF (Defense) determina a entrada de dano para a parte defensora. A DEF básica do protagonista aumenta com o LV e o tipo de armadura equipada. DEF pode ser alterada temporariamente durante batalhas através de opções de ACTs ou itens consumíveis.

DEF é subtraído da saída de dano da parte atacante. No entanto, não pode diminuir o dano recebido para um valor menor que 1.

EXP

O que é EXP? É um acrônimo. Significa "pontos de execução". Uma maneira de quantificar a dor que você infligiu aos outros. Quando você mata alguém, seu EXP aumenta.
EXP (Pontos de Execução) são ganhos por matar monstros. Quando o protagonista acumula EXP suficiente, o seu LV aumenta. No Undertale Demo, EXP é ganho atacando e poupando depois e não necessariamente matando.

O acrônimo é projetado para enganar os jogadores, como na maioria dos jogos, EXP significa Experience Points. Se o protagonista "mata" Napstablook, ele perde um "ponto de experiência", o que não afeta sua EXP e serve como um indício inicial de que EXP não são Pontos de Experiência, mas uma estatística inteiramente diferente.

LV ou LOVE

Quando você possui EXP suficiente, seu LOVE aumenta. LOVE também é um acrônimo. Significa "Nível de Violência". Uma mameira de medir a capacidade de alguém machucar os outros. Quanto mais você mata, mais você se distancia. Quanto mais você se distancia, menos você irá se machucar.
LV ou LOVE (Nível de Violência) aumenta o HP, ATK e DEF do protagonista. Sans descreve isso como "Uma maneira de medir a capacidade de alguém machucar os outros".

O protagonista começa o jogo com o LV em 1, onde ele pode continuar com este nível ou aumentar ele, uma vez que o nível máximo de LOVE é 20. O LV pode ser ajustado arbitrariamente alto ou baixo, via edição em arquivos.

INV

Ver artigo principal: Invencibilidade
INV (Invencibilidade) é uma estatística oculta que determina o número de quadros em que um ataque não pode ferir o protagonista depois de receber um.

Durante a batalha contra Sans, a habilidade KARMA faz com que o INV se defina como 0. Todos os itens que aumentam INV, se utilizados, irão aumentar esta estatística apenas por pequenas frações de um quadro.

SPEED

SPEED (Velocidade) determina a velocidade que a alma do protagonista se move sobre o Bullet Board. O Chá Marinho e um dos ataques de Vulkin podem aumentar esta estatística, apesar de algumas opções de ACT podem aumentar ou diminuir isso.