FANDOM


Frisk é o personagem jogável e protagonista de Undertale. Depois de cair no Underground, Frisk embarca em uma jornada para retornar para a superfície. Frisk é o último dos oito seres humanos a cair no Underground depois de atravessar o Monte Ebott.

Perfil

Aparência

Frisk é representado(a) como uma criança, sendo que seu sexo e idade são desconhecidos. Ele(a) tem cabelos curtos castanhos e uma expressão neutra, vestindo um sweater listrado azul e magenta, shorts azuis e sapatos marrons simples.

Personalidade

Enquanto seu sprite no jogo sempre mostra esta personagem com uma expressão neutra, outros personagens nas caixas de texto indicam que ele(a) é capaz de expressar-se de maneiras diferentes. Por exemplo, quando Frisk incentiva Napstablook durante sua batalha, é dito que Frisk dá "um sorriso paciente". A personalidade de Frisk varia, podendo ser doce e amigável ou um(a) assasino(a) frio(a) e cruel.

Habilidades

A determinação de Frisk concede a ele(a) o poder de SALVAR e curar seu HP em SAVE POINTS. Ela(e) também pode carregar um arquivo salvo direto do menu. Caso Frisk acabe morrendo, o arquivo é recarregado.

História Principal

Rota Neutra

Após cair no Subsolo, Frisk encontra Flowey, que tenta matá-lo(a) e roubar sua alma. Mas Frisk é salvo(a) por Toriel, que lhe guia pelas ruínas até a casa da mesma.

No final de um longo quarto, Toriel pede a Frisk que a espere para que ela volte e declare que tem coisas para fazer. Por segurança, Toriel dá para Frisk um celular para chamá-la.

TorielSeguindo

Toriel ajudando Frisk a resolver um quebra-cabeça.

Frisk percorre inteiramente as ruínas e eventualmente chega à casa de Toriel. O(a) mesmo(a) pede a Toriel como sair das Ruínas, o que leva Toriel a batalhar com Frisk para provar que realmente irá sobreviver fora de lá.

Saindo de lá, Frisk encontra Sans e Papyrus em Floresta Nevada. Os irmãos montaram armadilhas e enigmas na tentativa de capturar Frisk. Depois de passar por Snowdin, Papyrus batalha contra Frisk.

Undyne, a chefe da Guarda Real, persegue Frisk em toda a Cachoeira. Monster Kid muitas vezes salva Frisk de Undyne por acidente, porque eles estão animados para ver Undyne em ação. Depois de uma perseguição, Undyne destrói uma ponte que Frisk está de pé, e Frisk cai no lixão. Antes de se levantar, ele(a) recorda a memória do primeiro humano. No depósito de lixo, Boboneco Doido batalha contra Frisk já que o humano maltratou o seu primo, nas ruínas. No final da cachoeira, Undyne batalha contra Frisk, após um monólogo resumindo a situação dos monstros no topo de um penhasco.

Depois de entrar em Teraquente, Frisk entra em um laboratório e encontra Alphys e Mettaton. Alphys diz a Frisk que ela não é uma pessoa má, e Mettaton interrompe-os com um concurso. Alphys dá a Frisk um celular atualizado após concluir o Show Quiz, e ela diz que ela vai guiar Frisk através de Terraquente e o Core. Antes de sua batalha no final do Núcleo, Mettaton revela que Alphys tinha criado todas as armadilhas em Terraquente em uma tentativa de capturar Frisk. Ele então se transforma em Mettaton EX e batalha contra Frisk.

Ao passar por New Home, a capital do Subsolo, Frisk aprende a história de Asgore e os filhos de Toriel enquanto os monstros contam. Então, Sans julga Frisk no corredor final e explica o significado de LOVE e EXP. Ele também enfatiza a importância de Frisk no destino dos monstros.

Frisk pode finalmente ir a sala de trono, onde encontra Asgore, o rei dos monstros, regando as flores douradas que rodeiam seu trono. Quando Asgore percebe que, quem o chama, na verdade, era um humano, se assusta, pois nunca pensava ver outro humano no subsolo, e fica assustado, e para não demonstrar isso, tenta conversar com o protagonista, porém, sabendo do seu dever, para a conversa, e segue para a barreira. Quando os dois estão na sala da barreira, Asgore dá a opção para que você escolha: Começar a luta ou se preparar. Se escolher se preparar, Asgore deixa que você saia da sala, lhe dando uma oportunidade para se equipar. E se escolher prosseguir, a luta começa, após um diálogo com Asgore, que, no fim, ele acaba destruindo o botão de "Piedade". Como o protagonista não tem mais a opção de "Poupar", só lhe sobra "Lutar". Ao vencer Asgore, ele fala sobre o fato dele não querer machucar ninguém, que ele só queria dar esperança a seu povo, e tudo o que ele mais quer, é ver sua esposa que fugiu, e seu filho, que ele viu morrer.

O protagonista tem duas opções: Matar Asgore ou Poupá-lo, sendo que o botão de "Piedade" está destruído. Caso o protagonista escolha o poupar, Asgore faz a promessa de que, pelo tempo que o protagonista estiver no subsolo, ele, e sua esposa, cuidarão dele, como se fossem uma família novamente, mas no fim, Flowey acaba matando Asgore, absorvendo as 6 almas humanas e fazendo o jogo fechar.

Caso o jogador reabra o jogo, ele encontrará um save feito por Flowey. O jogador também verá vários "9s" no save, indicando o nível e a experiência de Flowey. Flowey irá destruir o SAVE de Frisk e revelar a sua forma como "Photoshop Flowey". Após Flowey ser aparentemente "derrotado", ele recarrega o o SAVE salvo no começo do jogo, regenerando sua vida. Após zombar do protagonista, ele começa a carregar diversos SAVES, matando o protagonista várias e várias vezes. Após prender Frisk em várias "balinhas da amizade" e introduzir seu monólogo, Flowey ataca de vez Frisk com as balinhas da amizade. Porém, quando o protagonista recebe o golpe, ele se cura, e vendo isso, Flowey tenta recarregar seu SAVE, mas o mesmo falha e então, as almas libertam-se do controle de Flowey e o derrotam complertamente.

Após isso, as 6 Almas humanas fogem e Flowey volta para sua forma normal, bastante ferido. Frisk tem as opções entre matá-lo ou poupá-lo. Se ele(a) mata Flowey, ele vai dizer que "sabia que existia um pouco de você em você", e após rir, acaba por morrer, virando apenas uma flor normal. Se ele(a) optar por poupá-lo, Flowey não vai entender a ação do protagonista e irá incentivá-lo a matá-lo. Após várias vezes, Flowey acaba ficando triste e foge dali. Após isso, Frisk consegue sair do Subsolo.

No final, Sans liga para o protagonista, tendo o seu diálogo mudado dependendo das ações do humano durante a rota.

Rota Pacifista Verdadeira (Ou Final Verdadeiro)

Caso Frisk ir para o laboratório de Alphys, podemos ver uma carta no que deveria ser "o banheiro", e nela diz que Alphys agradece a todos, mas eles não são capazes de se livrar dos problemas dela, e a partir daí, podemos adentrar o que seria o seu banheiro, e descobrimos que aquilo é um elevador que, ao entrarmos, ele acaba perdendo a força e caímos numa área conhecida como Verdadeiro Laboratório .

Nesse lugar, descobrimos um pouco mais sobre a história por trás do jogo, e vimos algumas anotações de Alphys nas paredes. Nesse lugar, os monstros que enfrentamos são criaturas que são constituídas por diversos monstros, assim sendo conhecidos como Amalgamates, sendo, no total, 5. Para fazermos progresso nesse lugar, precisamos de 4 chaves, sendo que 3 delas só podem ser encontradas após abrir a primeira porta, que a chave se encontra com Memoryhead. Após abrirmos o interruptor vermelho, a porta das outras 3 chaves se abre, e podemos encontrar outros 2 caminhos: o de cima e o da direita. Caso seguirmos pelo da direita, passamos por um corredor de espelhos, e ao chegar num ponto específico, encontramos Reaperbird, um dos amálgamos. Após derrotá-lo, vemos que no final, tem um outro interruptor. No corredor acima, podemos ir em frente, e então encontrar um banheiro, que encontramos uma chave, no final do corredor do lado direitos, encontramos uma sala com vários ventiladores desligados. No final dela, está o interruptor, e quando ativamos ele, todos se ligam, e é revelado um amálgamo conhecido como Endogeny, que é um compilado dos parentes dos cachorros membros da Guarda Real, sendo que seu método de eliminação é idêntico ao de Dogão.

Após o derrotar, somos livres daquela sala, e podemos prosseguir até o final do corredor, onde entramos numa sala que possui uma sala acima, que possui uma televisão e um vídeo cassete, que tem algumas fitas, além de outra tela com um diálogo de Alphys, dizendo que acha que Asgore nunca viu essas fitas, e provavelmente não vai poder ver. Nessa sala, também é contado um pouco sobre a backstory do jogo, e graças a elas, conhecemos um pouco mais sobre a vida de Chara. Quando seguimos em frente, encontramos um ponto de salvamento que, quando interagimos, vemos que é um outro amálgamo que, por sua vez, é conhecido por Lemon Bread. Após derrotá-lo, há um corredor a frente, e nele, tem várias "geladeiras", e quando interagimos com todas, nada acontece, porém, quando nos afastamos da última, ela se revela ser um amálgamo, que é ninguém mais do que Snowdrake Mother, a mãe de Snowdrake, que, dentre todos, é a que os fãs se simpatizaram, pois ela parece estar triste, além que os ataques, quase sempre, ficam fora da tela, e muitas vezes, nem tentam atingir o protagonista. Após contar algumas piadas, ela nos libera, e nos dá um das chaves. Ao colocar as três chaves nos seus respectivos interruptores, podemos acessar o gerador. Para acessá-lo, devemos entrar na porta que mostrava as chaves, já que ela se revela a porta de um elevador, e do lado, vemos uma passagem que nos leva até o gerador, que se encontra ao lado de duas telas desligadas. Ao ativarmos, os amálgamos aparecem, bloqueando a passagem, e se aproximam lentamente do protagonista. Quando eles estão frente-a-frente ao protagonista, Alphys entra na sala e diz que ela já terminou de colocar comida para eles. Após todos saírem, Alphys pede desculpas por eles, e explica o motivo de tanto se esconder, e em seguida, confia que deve contar a todos o que fez, e então se despede do protagonista, e leva os amálgamos para suas respectivas famílias.

Quando o jogador sai do gerador, as duas telas ligam, e, ao invés de aparecer linhas verdes, aparecem um rosto sorridente vermelho no visor(Bem parecido com aqueles que te alertar de um monstro na Rota Genocida, porém de cor vermelha), e eles contam como Flowey surgiu, mostrando que Flowey foi, desde sempre, uma experiência não-terminada de Alphys. Quando o protagonista volta para o elevador, o telefone toca, e uma voz fala que ela e o protagonista vão se encontrar logo logo, e então fecha as portas do elevador, e então ele sobe, fazendo assim você estar no caminho para fazer o Verdadeiro Final Pacifista. Quando saímos do elevador após subir, vimos que paramos na capital. Quando finalmente chegamos até a barreira, somos, de novo, dados as opções que Asgore tinha nos dado no final da Rota Neutra. Se fizermos a mesma escolha, ao invés de Asgore quebrar o botão de Piedade, ele é interrompido por uma bola de fogo, que acaba o acertando e o mandando pra longe. Após ele sair, Toriel aparece, e nos convence a não matar Asgore. Quando Asgore vê que Toriel retornou, ele tenta falar com ela, mas ela começa a olhá-lo de forma repulsiva, pelas ações que ele fez, e Asgore entende, e tenta conseguir o perdão dela. Após um tempo, Undyne entra na sala, impedindo a luta, e ao ver que Toriel estava lá, reconhece que ela era a ex dele. Depois disso, Alphys também entra na sala, e após cumprimentar Toriel, pergunta ao protagonista se "tem dois dele". Após um tempo, Papyrus entra na sala, dizendo que se Asgore e o protagonista lutarem, ele iria chamar Undyne, e rapidamente, ele percebe a presença de Toriel, e então, após a chamar de "vossa majestade", ele pensa que Toriel é um clone barbeado do Asgore. Após isso, Sans entra na sala, e instantaneamente, Toriel reconhece a voz de Sans, e vai até ele, e finalmente eles lhe são apresentados, e ao ver a aparência de Sans, Toriel reconhece Papyrus como irmão de Sans, e assim, Toriel aproveita isso para fazer uma piada, que Papyrus ficou furioso.

Então, após isso, Toriel diz que a luta estará suspensa, pois ela acha injusto que o protagonista se despida de todos os seus amigos. Após o discurso, Alphys pergunta a Papyrus como ele conseguiu convidar todos, e Papyrus diz que "uma pequena flor me ajudou", e a expressão de Alphys muda, pois se lembra do seu "experimento", e então, após Alphys terminar de falar, um braço de plantas de Omega Flowey aparece, e prende todos, e assim, Flowey se revela, e diz que não quer que, para obter um final feliz, o protagonista teria de o derrotar, e compara o universo a um jogo, onde se o protagonista(nesse caso, o jogador) vença, tudo acabará, e Flowey não quer isso, e diz que irá matar o protagonista milhares de vezes se preciso. Quando Flowey, de novo, faz um círculo de "balinhas da amizade", aparece um círculo de fogo que protege a ALMA do protagonista, e é descoberto que Toriel tinha protegido. Após o seu monólogo, Flowey tenta atacar de novo, e a ALMA é defendida por Papyrus e Undyne, que monologam, e Sans aproveita e fala também. Então, Flowey tenta mais uma vez, e a ALMA é defendida por Alphys e Asgore.

Então, após o monólogo deles, todos os monstros que o protagonista encontrou tentam lhe dar esperança, e a cada segundo, você se cura. E após todos estiverem em volta, Flowey vai aproveitar e roubas a ALMA deles, assim, voltando a sua forma verdadeira. Após alguns segundos, Flowey revela, na verdade, ser Asriel, que diz que já estava cansado de ser uma flor, e acaba chamando o protagonista pelo nome que você escolheu, e assim, começa a batalha final, entre o protagonista e Asriel, que luta em sua forma verdadeira, "Asriel, o Deus da Hipermorte", o qual o botão "Lutar" não tem nenhum efeito. Nessa luta, mesmo que você morra, o seu personagem irá se recusar a morrer, assim voltando há 2 turnos de Asriel anteriores. Ao derrotar essa forma de Asriel, ele se transforma em sua forma final, onde você não consegue fazer mais nada sem ser usar "Agir". Após alguns turnos, a tela escurece, e diz que o "Agir" não tem mais utilidade, e nem mesmo SALVAR ajuda, e então, quando a tela volta ao normal, o botão "Agir" vira um botão "SALVAR" brilhante, e através dele, é possível invocar o nome de seus amigos, e após libertar todos eles da influência de Asriel, é possível o salvar. E após utilizar o "Salvar" nele, você pode ver uma lembrança de seu passado, mostrando como ele conheceu Chara.

Então, ele tentará evitar não demonstrar importância, e tenta matar o protagonista a todo custo. Após alguns ataques e diálogo, ele utiliza um raio que, embora tira toda a sua vida, faz com que a sua vida comece a se tornar números decimais de 0. Quando esse ataque termina, Asriel vai começar a chorar, e continuando a fazer isso, Asriel volta a sua forma normal, e é aí, que finalmente conhecemos o nome de nosso protagonista: Frisk. Após algumas explicações, Asriel diz que o que ele fez foi imperdoável, e pede para o protagonista não o perdoar, e mesmo que o protagonista o perdoe, todas vão levar a Asriel libertando os monstros do subsolo, ao utilizar as Almas dos humanos e todas as Almas dos monstros.

Após ele destruir a barreira, Asriel diz que ele não pode manter essa forma pra sempre, e pede para que Frisk não se lembre dele, assim dando a opção de "deixá-lo ir", ou de "confortá-lo". Ao escolher "Confortá-lo", somos introduzidos a única animação especial que Frisk faz em todo o jogo, que é abraçar Asriel. Após isso, Asriel se despede, e pede para que Frisk cuide bem de Asgore e Toriel, e assim, ele caminha, e finalmente voltamos até o corredor da sala da barreira, onde nossos amigos nos recebem. A partir daí, você pode voltar e falar com todos os seus amigos que ainda estão no subsolo, ou simplesmente ir ver o final do jogo, que mostra todos os monstros sendo libertados, e após aparecer a cena onde Frisk e seus amigos admiram o pôr-do-sol, é lhe dado a opção que interfere no final:"Ficar com Toriel" ou "Tenho lugares para ir...". Caso escolha a segunda, Toriel simplesmente entenderá e dizer que vão se ver em breve, e isso faz com que a cena após os créditos seja uma foto de Frisk e seus amigos, e se escolher a primeira, Toriel diz a Frisk que foi bom ter demorado para se decidir, e então segura a mão de Frisk e leva, assim, na cena após os créditos, aparece Frisk dormindo, e Toriel entrando no quarto com uma fatia de torta, e então sai e apaga as luzes.

Nos créditos, é possível ver o que aconteceu com os monstros após a saída do subsolo. E após os créditos acabarem, Asriel em sua forma de deus aparece, porém, em seguida, volta a forma normal, e diz que não fomos aos agradecimentos especiais, e durante eles, somos liberados a jogar uma espécie de "minigame", que consiste na gente desviar dos nomes dos contribuidores, e se conseguirmos evitá-los, se abrirá uma sala secreta em Nevada.

Rota Pacifista Desalmada

A rota acontece quando uma rota pacifista é feita após o término de uma rota genocida. Nesse final, há algumas mudanças drásticas nas cenas finais:

  • Se você escolheu ficar com a Toriel, após ela deixar a torta no chão, Frisk irá se virar e Chara aparecera, então uma versão mais lenta da risada da flowey irá tocar, o "the end" ficará vermelho.
  • Se você escolheu Sair, a foto do final mostrará Chara, com todos os personagens riscados com uma caneta vermelha, implicando que eles estão mortos.

Rota Genocídio

Por todas as localidades do jogo, Frisk intencionalmente ativa batalhas com monstros e os mata até encontros com monstros não ocorrerem mais; de uma maneira similar ao sistema de upar nos jogos RPG. Depois de matar todos os monstros da área, os encontros ainda ocorrerão, mas os monstros não aparecerão. Em uma fonte menor do que o comum, a caixa de texto diz "But nobody came". (Mas ninguém veio.)

No final da citada rota, o primeiro humano caído é revivido após o acúmulo excessivo de poder de Frisk. Após um longo discurso, o humano irá propor uma ideia a Frisk: Apagar totalmente a linha do tempo em troca da Alma de Frisk, criando para isso dois botões: Apagar e Não Apagar.

  • Se Frisk escolhe Apagar, Chara dirá que Frisk é "um excelente parceiro" e que "eles irão ficar juntos para sempre".
  • Se Frisk escolhe Não Apagar, Chara se mostrará confuso(a), criando um Jumpscare que mostrará o mesmo(a) com olhos "derretidos", atrás de uma tela vermelha e uma risada.

Após a escolha, uma animação de corte ocorre, seguida por diversos "9s" vermelhos cobrindo a tela. O jogo é forçado para o modo de janela e balança de forma semelhante a animação de morte de um monstro como o jogo se fecha. O jogador não pode sair do jogo antes do acidente, a menos que use o Gerenciador de Tarefas do seu SO ou o Force Quit.

Curiosidades

  • Em uma piada postada no fórum de Eartbound starmen.net, Toby Fox postou algumas imagens de Undertale dizendo serem de uma hack de Earthbound chamada "UnderBound 2", onde ele disse que Frisk era planejado para ser uma criança "andrógena" que era a prima de "Squeezo" da hack não existente de Earthbound "Underground"
  • Frisk e Chara são ambíguos, ou seja: o sexo é a escolha do jogador.
  • Embora para os fãs, os olhos de Frisk são fechados, através do banner do jogo, dá pra ver que não são, e eles são da cor castanha.
  • Pela sua sexualidade ambígua, a opção FLERTAR do menu AGIR pode ser utilizada em vários monstros.
  • A animação que Frisk faz no final da Verdadeira Rota Pacifista é a única que faz durante todo o jogo, sendo assim, o personagem com o menor número de animações de todo o jogo.
  • Frisk não tem uma idade confirmada, porém muitos fãs apontam que tenha por volta dos 8 ou 10 anos de idade.
  • Como um indício de que a "criança caída" citada na seleção de nomes não é Frisk, na arte oficial, Frisk tem 2 listras em seu sweater e não 1, como mostrado no sprite da criança caída do jogo.