FANDOM

Mettaton é um robô (que contém uma alma) projetado e construindo por Alphys. Inicialmente, Mettaton foi preparado para ser um robô de entretenimento, mas acabou virando um caçador de humanos, mais tarde, descobrimos que o mesmo só havia fingido ser como tal. Ele é a única estrela de televisão do Subsolo.

Perfil

Aparência

Forma Inicial

Mettaton originalmente aparece como uma caixa grande e retangular com uma grade de luzes no topo, que podem mudar de cor dependendo de suas várias ações. Ele tem quatro mostradores ao longo da parte de baixo de seu corpo, e da parte de baixo, sai uma única perna que termina em uma roda. Seus dois braços segmentados terminam em luvas brancas.

Mettaton EX

Depois do interruptor em suas costas ter sido ativado, o design de Mettaton é totalmente redesenhado, obtendo uma forma mais humanoide, apresentando um cabelo médio de coloração negra que cobre um dos olhos, pele pálida, braços metálicos terminados em luvas brancas. No seu tronco há uma parte de seu peitoral acompanhado de um botão, um conjunto de luzes e algo semelhante a um alto falante. Em sua cintura, há algo que se assemelha a um cinto e, nos ombros, uma espécie de proteção de coloração negra. Mais abaixo temos uma calça/legging preta, acabando com botas de salto alto cor-de-rosa. Finalmente, em seu abdome, há um recipiente de vidro, e dentro do mesmo, está seu núcleo, que tem o formato de uma Alma rosa.

Mettaton NEO

Se o jogador enfrentá-lo na Rota Genocídio, o seu aspecto será semelhante a de Mettaton EX, mas com um visual mais apto para combate.

Em seu antebraço, ao invés de uma mão, a versão NEO apresenta o que aparenta ser uma arma, nos ombros contém espaldadeiras ligeiramente pontiagudas e além disso esta versão de Mettaton​ contém asas. Em seu peito, há uma armadura e uma estrutura em forma de coração. Em suas pernas há botas de salto alto com alguns ornamentos relativamente afiados. Mettaton NEO tem um cabelo espiado para o lado esquerdo, revelando uma parte de seu rosto completamente negra e que não apresenta seu olho esquerdo, mas sim uma cruz no lugar do mesmo.

Personalidade

Mettaton apresenta vários traços narcisistas, o que é notável durante o jogo, além disso ele parece ser carismático e amante da ação, do drama e da violência. Apesar de ser esnobe, Mettaton se preocupa com o entretenimento do Subsolo e na rota pacifista revela que não queria matar, apenas entreter os outros.

História

Rota Neutra

Quando encontra Alphys, o protagonista é avisado sobre uma máquina que a mesma havia criado, Mettaton. Alphys descreve-o como um robô que foi feito para ser uma estrela de TV, mas acabou por ter carácter de combates anti-humanas. (Possivelmente como uma forma de obter a atenção de Asgore).

Imediatamente, após dado este aviso, Mettaton estoura através da parede (Anotado para ser apenas alguns metros de comprimento, indicando que o mesmo estava lá, na espera do protagonista por algum tempo) e faz o protagonista participar de um Quiz Show mortal.

Mtlcrshr

Mettaton e Alphys durante o Quiz Show

Mettaton faz uma série de perguntas que devem ser respondidas corretamente dentro de alguns segundos (O número diz 30, mas vai abaixando cerca de dois números por segundo, dando apenas 15 segundas para responder). Se respondeu incorretamente ou não respondeu dentro do prazo, Mettaton dispara um raio elétrico inevitável, o mesmo dá uma enorme quantia de dano ao protagonista. Apesar disso, é impossível morrer durante o Quiz Show. 

Alphys estará no canto superior direito, e vai dar respostas por gestos dá mão. Percebendo isso na penúltima pergunta, Mettaton opta por humilhá-la, interrogando o protagonista sobre o interesse amoroso não correspondido de Alphys. Independente da escolha, Mettaton em última análise, se afasta, concluindo que o Quiz Show perdeu toda a tensão dramática, graças a ajuda de Alphys.

Com as viagens do protagonista através de Hotland, Mettaton o aprisiona em programas mortais de vários gêneros de mídia. Primeiro é um programa de culinária, onde Mettaton está a preparar um bolo com uma alma humana, que é o ingrediente principal, e então, tenta matar o protagonista com uma serra elétrica. Alphys liga e sugere que alguns espectadores podem ser vegetarianos, em uma tentativa de parar Mettaton. Então, o mesmo aponta para um substituto em cima de um armário distante.

No entanto, o armário começa a aumentar de tamanho a partir do solo a um ritmo rápido, forçando o protagonista a escalar as gavetas. Mas o mesmo recebe a ajuda de Alphys, que instalou um aplicativo no celular do protagonista que o permite usar um jetpack. Ele vai voar para o topo e recuperar o substituto dentro de um prazo fixado por Mettaton, enquanto o mesmo derruba ovos, farinha e leite, os quais dificultam a subida do protagonista.

  • Se o protagonista consegue chegar ao topo dentro do prazo, Mettaton afirma que ele já havia preparado o bolo com antecedência e sai do local. Se ele falhar, Mettaton de repente afirma que o show está no intervalo comercial e se recusa a matá-lo, pois não há espectadores.

De qualquer maneira, ele comenta que ele foi impedido mais uma vez por Alphys. Após interagir com o substituto depois desse encontro, ele mostra que a lata estava grudada na mesa, de modo que o protagonista não teria sido capaz de obter o mesmo.

Em segundo lugar, aparece um espaço de notícias de última hora, no qual o protagonista é solicitado a relatar um dos vários objetos na sala, o que acaba revelando que Mettaton é uma bomba camuflada. Depois, o robô espalha os objetos pela sala e o protagonista deve desativá-los com uma aplicação do telefone Alphys antes que uma bomba maior do centro da sala exploda. Se o protagonista falhar na tentativa, Mettaton lhe dará um minuto a mais.

Em terceiro e último lugar, Mettaton prende o protagonista em um musical estilo Broadway, no qual canta sobre um amor proibido entre ele, um monstro, e o protagonista, um humano. Ele mencionará como é triste que ele tenha que mandar o humano para a masmorra, pouco antes de abrir um alçapão ao pé dele, que o levará a uma sala com um quebra-cabeça de azulejos coloridos.

Mettaton anuncia que ele deve superar esse quebra-cabeça em um limite de tempo para evitar que uma fileira de chamas saia de ambos os lados e queimá-lo. Se o protagonista não superar o desafio, Alphys desativará as chamas e Mettaton repetirá constantemente "bom" e então admitirá que o protagonista, ao não pisar em uma telha verde a qualquer momento, deve morrer. Se estiver concluído (ou um piso verde é pisado), Mettaton dirá que o protagonista deve lutar contra ele.

Depois que o protagonista entra no Núcleo e chega na sala antes de New Home, Mettaton o desafia novamente. No entanto, desta vez o robô revela que modificou o local para sua forma atual em uma tentativa legítima de matar o protagonista. Ela afirma que Alphys havia planejado todo um plano para se envolver na história, já que ela gostava do protagonista e queria se sentir importante ajudando-o. Tudo o que aconteceu anteriormente teria sido uma farsa que Alphys costumava fingir ajudar o protagonista; Seu plano seria intervir naquele momento na batalha e "desativar" Mettaton, tornando-se a heroína na frente do humano. No entanto, desta vez Mettaton planeja tudo para evitar a intervenção de Alphys, para que possa ter um confronto real contra o humano, por isso bloqueia a porta para que Alphys não entre. Ele explica que quer tirar sua alma do Underground e se tornar um superstar na superfície. Desta forma, Asgore não poderia destruir a barreira e reiniciar a guerra entre humanos e monstros, o que afetaria seus planos.

Mettaton EX

MettatonEX

Mettaton em sua forma EX

Mettaton ataca o protagonista em sua forma original, mas pelo conselho (desta vez a sério) de Alphys, ele engana Mettaton para se virar e pressionar o interruptor nas costas, transformando-o em Mettaton EX, que inicia o autêntico "show" O público vai subir se o dano for recebido, usando itens de marca populares ou através de determinados atos.

Se os números de audiência estiverem acima de 10.000 (12.000 se ainda forem mantidos), Mettaton vai parar a batalha. Para sua surpresa, esta é a classificação mais alta que ele já obteve, e começa a receber ligações de telespectadores. Vários dos chamadores, o primeiro dos quais é Napstablook, convence Mettaton de quanto ele é valorizado no Underground e que é o principal entretenimento para muitos de seus habitantes. Impulsionado por sua paixão pelo show, ele decide que não quer mais deixar o Underground, enquanto explica que o protagonista é forte o suficiente para derrotar Asgore. Depois disso, ele é desativado, sem braços (se eles caíram durante a batalha ou não), enquanto fica sem bateria. Mais tarde, você poderá encontrar seu corpo no laboratório, onde se encontrará reparando a si mesmo.

Chave Misteriosa

Quando o protagonista compra a chave misteriosa para Catty e Bratty, ele pode entrar na casa ao lado de Napstablook. Dentro dele há alguns diários que explicam que pertence a outro fantasma conhecido no jogo como "o primo de Napstablook" (embora Papyrus declare que seu nome era Happstablook, o que não é errado, ele acredita). Muitas implicações apontam que antes de conhecer a Alphys, projetou um corpo para Mettaton, no qual este fantasma agora vive.

Rota Pacifista Verdadeira

No True Lab, há uma entrada em que Alphys declara que teme que Mettaton não fale com ele novamente depois de receber seu novo corpo.

OhYes

Mettaton nos créditos finais da Rota Pacifista

No final do jogo, quando todos dos monstros estão reunidos antes de Flowey intervir, Mettaton EX enfia uma perna fora da tela e diz a Alphys e Undyne para "se beijarem logo, já que todos estão ansiosos por isso."

Se o protagonista retornar às cachoeiras depois de derrotar Asriel, Mettaton estará na frente da casa do primo de Napstablook, onde ele explica que contratou Napstablook como um DJ e Shyren como seu vocalista. Durante os créditos, é visto que ele está em turnê e é capaz de combinar sua forma cúbica original com as pernas de seu novo corpo.

Rota Genocídio

Mettaton será mostrado assim que o protagonista chegar ao laboratório de Alphys e lhe disser que ele não lutará, já que ele não é páreo para ele. Então aparece no CORE e percebe que o desejo destrutivo do protagonista afeta não apenas os monstros, mas também a humanidade. Depois de exclamar que suas funções de erradicação humana nunca foram completamente extraídas, ele se torna Mettaton NEO, que parece ser a forma mais forte de Mettaton. Ironicamente, o mesmo morre com apenas um golpe.

A Rota Genocídio só pode continuar se todos os monstros na área de Hotland/Core foram mortos. Caso contrário, Mettaton destacará a falta de compromisso do protagonista dizendo-lhe que ele não é "tão mal quanto deveria" antes de morrer. Isso redireciona para a Rota Neutra, então, depois de chegar ao final, será Alphys quem chama, ao invés de Sans.

Habilidades

Ataques

  • Modo Amarelo: Mettaton costuma usar o modo normal durante o Quiz Show e a batalha após o Puzzle dos pisos coloridos, mas pode ativar o Modo Amarelo em outras circunstâncias.
  • Laser: Em seu Quiz Show, no caso de uma resposta errada, Mettaton projeta, de seu dedo, um laser inevitável que faz baixar metade do HP do protagonista.
  • Disparo de Projéteis: Mettaton dropa variados tipos diferente de projéteis do topo do Bullet Board, como caixas, bombas, cópias de pernas/do corpo de Mettaton, entre outros.

Técnicas

Os outros tipos de ataques de Mettaton EX, que se repetem mais vezes em sua batalha, são:

  • Cópias das pernas de Mettaton se destacam de ambos os lados da caixa e rolam para baixo. Eles podem estar se movendo para dentro e para fora ou não se movem; isso pode ser controlado atirando neles, o que interrompe as pernas em movimento ou faz com que as pernas sem movimento comecem a se mover novamente.
  • Cópias das pernas de Mettaton emergem rapidamente do lado da tela. Um ponto de exclamação aparece na área em que eles aparecerão antes que esse ataque seja usado.
  • Cópias minúsculas da forma inicial Mettatons deslizam sobre guarda-chuvas. Quando chegam ao fundo da tela, começam a atirar projéteis de corações bordados com a letra M: eles costumam atirar um segundo conjunto para cima, assim que saem da parte inferior da tela.
    • Este ataque também é usado por Alphys como uma Lost Soul durante a luta de Asriel na Rota Pacifista Verdadeira.
  • Bombas marcadas com um sinal de mais viajam para baixo, que explodem em explosões em forma de "+" quando disparadas com a alma amarela. A explosão se espalha devagar o suficiente para que possa ser evitada, movendo-se para o lado, desde que a bomba tenha sido detonada suficientemente longe. As explosões podem destruir blocos e acionar outras bombas.
  • Várias caixas flutuam para baixo (e, às vezes, de um lado para o outro), que podem ser quebrados por um tiro da alma do protagonista.
  • O Bullet Board se contrai a quatro lados, e linhas de bombas e quadrados brancos com círculos pretos (geralmente três bombas e um quadrado ou três quadrados e uma bomba) viajam para baixo, então um botão "rebobinar" aparece e eles retornam para cima no mesma formação, com as partes destruídas permanecendo destruídas.
  • Braços longos e segmentados que se assemelham à viagem de Mettaton para baixo, com caixas deslizantes laranja-amarelas ao longo de seu comprimento que, quando disparadas, alternam o braço entre estados retraídos e não retraídos (assim, eles só devem ser disparados uma vez).
  • O coração de Mettaton emerge de sua cintura e dispara projéteis em forma de relâmpago, tanto em formação circular de impacto quanto em planos lineares únicos (o que só acontece quando ele perde todos os membros). Disparar em seu coração acaba com o ataque de Mettaton mais cedo; não atirando em seu coração ainda faz com que seus membros caiam devido a um evento roteirizado. Ao contrário da crença popular, atacar o coração de Mettaton desta maneira não conta como lutar contra ele. Quando apenas seu torso existir, seu coração lutará por ele pelo resto da batalha até que ele seja morto ou a audiência chegue a 10.000.
  • Uma bola de discoteca que aparece do topo da projeção de feixes de laser em azul ou branco, que pode ser alternada em cores ao se fotografar a bola de discoteca. Eles giram em um ritmo variável: quando azuis, eles contam como ataques azuis, quando brancos, como ataques normais.
  • O Bullet Board se contrai com apenas dois blocos de largura, e pares de objetos chovem, consistindo de uma bomba de um lado e um bloco branco sólido do outro. O bloco só pode ser destruído atirando na bomba companheira, e por isso é necessário disparar a bomba e mover-se rapidamente sob o bloco para evitar danos da parte descendente da explosão.
  • Mettaton pede uma "quebra regulamentada pelo sindicato" e as palavras "Happy Breaktime!" aparecem no Bullet Board. Este é um Ataque Cinza, e simplesmente um turno livre. Ele sempre vem depois de dois ataques de blocos/bombas de duas larguras seguidas, e ele funciona normalmente mesmo que seja impossível ser atingido durante este turno.

Curiosidades

  • De acordo com Undertale Kickstarter, havia originalmente planos para que o protagonista pudesse ter um marido robô, que presume ser Mettaton. Essa ideia foi descartada da versão final do jogo por razões desconhecidas.
  • Durante o final da luta com Mettaton na rota Pacifista, o primeiro a fazer uma ligação para ele é seu primo, Napstablook.
  • Muitos acreditam que seu nome original seja Hapstablook, porém, isso nunca foi confirmado.
  • O personagem que oferece dinheiro para Muffet em troca da alma de Frisk, é na verdade, Mettaton.
  • Caso apenas Mettaton seja morto na rota neutra, a ligação de Sans no final indica que Alphys desapareceu, e Undyne culpa o jogador, decidindo expandir a guarda real para poder caçá-lo quando saírem do subsolo.
  • Quando o jogador conversa com os outros personagens no fim da Rota Pacifista Verdadeira, ao interagir com Mettaton EX, que teve seu corpo consertado por Alphys, este revela que percebeu o quanto é melhor dividir o palco com os outros, e forma uma banda com Shyren como vocal de apoio e Napstablook como DJ.
  • Também na Rota Pacifista, Mettaton pergunta a Frisk quais produtos os humanos se interessariam em comprar: Broches, Adesivos, CDs, Pôsteres, Camisetas, Sunguinhas ou Bonecos de Pelúcia da Toriel (todos com seu rosto). Porém, não foi providenciada uma escolha de sim ou não, e ele apenas decide por ele mesmo.