FANDOM

Napstablook (/ˈnæp.stə.ˌbluːk/) é um fantasma melancólico que mora em Waterfall e aparece primeiramente nas Ruínas, como o primeiro mini-chefão do jogo.

Perfil

Aparência

O design de Napstablook é o de um fantasma simples: preto e branco, um corpo branco longo, dois olhos com uma esclera (parte branca de um olho normal) preta, pupilas brancas e uma boca. Uma linha preta fina separa seus olhos.

Personalidade

Napstablook é muito rígido consigo mesmo, com autoestima baixa e atitude introvertida. Como visto em batalha, ele chora durante a briga com o personagem (aliás, o ataque dele são suas lágrimas), o que pode indicar alguma forma de depressão. Apesar disso, Napstablook se mostra cortês com outros, tratando Frisk como um/a convidado/a quando visitado (mesmo se tiver sido atacado numa Rota Neutra), e frequentemente se usa de autodepreciação e se desculpa por qualquer inconveniência, para ser educado.

História Principal

Rota Neutra

Napstablook é encontrado primeiramente bloqueando o caminho de Frisk nas Ruínas, fingindo dormir. Se for animado por ele/a, ele agradece o/a protagonista por ser tão amigável, e então sai. Se for atacado, Napstablook vai admitir que estava abaixando o próprio HP para ser educado, e então sair desajeitadamente.

Primeiro Encontro

Ele aparece novamente nas Ruínas, caso poupado, em um dos buracos do quebra-cabeça dos seis buracos, e diz: "eu caí em um buraco... agora eu não consigo sair... continue sem mim... espere, fantasmas conseguem voar, não conseguem... oh, bem...", indo embora depois disso e presumivelmente voltando para casa. (É notado que a vendedora de Snowdin menciona que apenas fantasmas e aranhas podem entrar e sair das Ruínas.)

Napstablook não aparece de novo depois disso até muito depois, quando

Segundo Encontro

Frisk está lutando contra o Mad Dummy no Lixão em Waterfall; as lágrimas de Napstablook interrompem a luta, pois ele chora em cima do Mad Dummy até que ele saia correndo. (Inclusive, Mad Dummy identifica as lágrimas como "chuva ácida", o que explica por que elas machucam o/a protagonista.)

A casa de Napstablook é ao leste da de Undyne, e adjacente à antiga casa de Mettaton, que pode ser destrancada por meio da Chave Misteriosa que Bratty e Catty vendem. Já que Napstablook está criando uma mixtape e faz música, Frisk é convidado/a a ouvir a música dele. Ele também oferece ao/à protagonista um sanduíche fantasma para comer, mas este simplesmente passa pelo corpo dele/a (que não é um fantasma). Depois disso, Napstablook sugere que ambos se deitem no chão e se sintam como lixo juntos, dizendo ser uma tradição de família. Se Frisk se deita por um tempo, a música e o fundo mudam para um cenário espacial relaxante. No entanto, se a oferta for recusada, Napstablook sai pela parede direita e só volta se o/a protagonista sair da casa e voltar.

Napstablook tem três CDs que podem ser tocados: "Spooktune", "Spookwave" e "Ghouliday". Se qualquer um dos CDs estiver tocando ao sair da casa de Napstablook, um evento pode ser iniciado, no qual Aaron e Woshua são encontrados, mas desistem de lutar por causa da música assustadora. Esse evento é o único jeito de conseguir o texto amarelo para Aaron nos créditos da rota Pacifista Verdadeira. A música para abruptamente após entrar na área onde está a casa de Undyne, ir à fazenda de lesmas, voltar ao Lixão ou ir para o leste, para o resto de Waterfall.

A leste da casa de Napstablook, encontra-se a fazenda de lesmas da família Blook, que é um outro lugar onde ele pode ser encontrado. Muitos dos primos de Napstablook costumavam trabalhar lá, mas quando foram embora atrás de formas corpóreas, deixaram Napstablook como o único empregado restante. Aqui, pode-se jogar Thundersnail.

Mais tarde, durante a luta contra Mettaton, Napstablook é quem parece ser o primeiro a ligar e expressar sua gratidão pela existência do programa, dizendo que assiste a ele todo o tempo.

Rota Pacifista Verdadeira

No epílogo da rota Pacifista Verdadeira, Napstablook é visto com Mettaton em frente à casa dele em Waterfall, tendo sido recrutado como o técnico de som do primo. Ele revela que não foi absorvido por Asriel, pois, quando a luz de Asriel bateu à porta dele, ele simplesmente fechou as persianas e continuou mixando músicas. Como resultado, ele não sabia do nome de Frisk inicialmente. Nos créditos, Napstablook é visto em turnê com Mettaton e Shyren.

Rota Genocida

Se todos os monstros possíveis forem mortos antes do primeiro encontro com Napstablook, ele vai simplesmente desaparecer quando o/a protagonista se aproxima. Depois, ele não interfere na luta contra Mad Dummy como numa rota Neutra ou Pacifista; em vez disso, a cena acaba sozinha. Entretanto, pode-se sair com Napstablook normalmente se o contador de mortes na área não tiver sido esgotado. Por exemplo, se o contador de mortes em Snowdin não foi esgotado, o/a protagonista pode prosseguir para Waterfall e causar os eventos normais, o que faz com que Napstablook apareça após a briga contra Mad Dummy.

Nome

"Napstablook" soa como "Napster bloke" (cara do Napster). Napster é um serviço extinto de compartilhamento de arquivos de pessoa para pessoa, focado em compartilhar arquivos de música. Esse termo se refere ao fato do computador na casa de Napstablook estar num "fórum de compartilhamento de música" e à afinidade do fantasma com a música em geral. "Dapper Blook" é uma brincadeira com "dapper bloke" (cara estiloso), uma expressão britânica usada para se referir a uma pessoa (normalmente um homem) que se veste bem. "Blook" também pode vir de "spook" (fantasma).

O nome dele também pode se referir ao primeiro encontro com ele: nas Ruínas, Napstablook é encontrado dormindo diretamente no caminho do/a protagonista, e não há jeito de passar. Logo, Napstablook cochila para bloquear — ou naps to block, em inglês — você.

Já que "Napstablook" pode ser transformado em "nap-stab-look" (cochilar-esfaquear-olhar), isso pode ser a inspiração para os ataques com lágrimas. Isso se encaixa no uso informal de palavras pelo criador no humor dele.

Chamar a criança caída de "Napsta" ou "Blooky" gera a mensagem "............ (Ele não tem poder para parar você.)" e permite a escolha do nome.

Trívia

  • A luta contra Mad Dummy implica que as lágrimas de Napstablook parecem ou são compostas por chuva ácida. Isso explicaria por que elas causam dano.
  • Napstablook, junto do Dummy, são os únicos inimigos do Modo Difícil que não mudam de dificuldade, por terem perdido o memorando que falava sobre ele.
  • Devido ao fato de Napstablook ser um fantasma, ele pode ser uma alusão aos "produtores fantasma": compositores que vendem seu trabalho a pessoas que, então, dizem ser original delas. Um indicativo disso seria o fato de "Dummy!" e "Spider Dance" se assemelharem a "Ghost Fight", sendo, na realidade, remixes dela.
  • "Matar" Napstablook faz com que o/a protagonista perca um "ponto de experiência", o que não afeta o EXP. Logo, isso não arruína uma rota Pacifista. Isso também serve como uma dica de que EXP não é o mesmo que experiência no jogo.
  • Poupar Napstablook não arruína uma Rota Genocida.
  • Napstablook e Mettaton são os únicos inimigos que usam o Ataque Cinza, que não causa dano e é usado para escrever mensagens. O primeiro o usa para escrever "REALMENTE NÃO ESTOU A FIM AGORA. DESCULPE.", e o segundo escreve "Intervalo Feliz!".