FANDOM

A SOUL (ou alma) é a própria essência do ser de qualquer um, independente se o mesmo é um humano ou monstro. Ela desempenha um papel crucial na progressão e enredo de Undertale. Sem contar que é um dos aspectos mais importantes do jogo para sua progressão.

As Almas tomam o formato de um coração. Almas humanas parecem apontar para baixo na maioria dos casos, e as almas dos monstros sempre parecem apontar para cima. A possível exceção pode ser Mettaton EX, cuja Alma aponta para baixo, mas não é confirmado se o coração que aparece em sua batalha é realmente sua Alma.

Jogabilidade

A Alma do protagonista é movido com as setas/joystick. O jogador pode mover sua alma ao redor livremente no Bullet Board, embora seja fechado dentro de sua fronteira. No menu, a alma é usada para mostrar a opção selecionada do protagonista.

Durante o turno do inimigo no campo de batalha, o protagonista move a sua SOUL para evitar ataques. Se o protagonista colide com obstáculos/projéteis (tais como lasers ou lanças de energia de Undyne antes de sua batalha final) sua Alma é atacada.

Se o HP do protagonista chegar a 0, a sua SOUL irá dividir e quebrar, resultando em um Game Over.

No entanto, durante a verdadeira batalha final contra Asriel, a Determinação de Frisk restaura a Alma de volta á pleno HP máximo, se ele chegar a zero. A alma rompe como de costume, mas junta-se novamente quando "Mas se Recusou" aparece na tela.

Modos de Alma

Modo Normal

Enquanto a alma do protagonista estiver vermelha, o Modo Normal permanecerá ativo. Neste modo, a alma se movimenta normalmente através do Bullet Board e alma e brotar pés, quando fugir de uma batalha.

Este é o verdadeiro modo e das almas de Frisk e Chara, o oitavo e primeiro humano, respectivamente.

Modo Azul

Papyrus attack

Exemplo do Modo Azul na luta de Papyrus.

VOCÊ É AZUL AGORA! ESSE É MEU ATAQUE!
Quando azul, a alma está no Modo Azul e afetada pela gravidade, muito parecido com uma perspectiva side-scrolling/platformer. Esta cor de alma é usada tanto por Papyrus quanto por Sans em batalha e é a primeira vez que a alma do protagonista muda de cor. Sans parece ter muito mais controle sobre isso, sendo capaz de forçar a gravidade em todas as quatro direções, em vez de apenas para baixo.

Pressionar uma direção oposta à força da gravidade faz com que a alma "salte" nessa direção. A altura do salto depende de quanto tempo a direção é mantida até que a altura máxima seja atingida, o que pode depender do ataque. De fato, perto do final do ataque final de Papyrus, a altura máxima é tão grande que segurar o salto pode fazer com que a alma suba além da altura normal do Bullet Board, que se estende para cima para abrir espaço.

Azul é o modo e a cor do humano portador da alma azul, que também é associado com balé, dança, salto, giro, ritmo, música e integridade.

Modo Verde

Undyne attack

Exemplo do Modo Verde na luta de Undyne.

Contanto que você seja VERDE você NÃO ESCAPARÁ! A menos que você aprenda a enfrentar o perigo frente a frente... Não vai durar um segundo contra mim!
Enquanto verde, a alma estará no Modo Verde e não pode se mover, mas exerce uma lança tipo escudo que protege o protagonista em qualquer direção que for pressionada. Em vez de se esquivar de um padrão, o protagonista deve bloquear as setas vindas de todas as quatro direções usando essa lança. Essa cor de alma é usada por Undyne, que alterna a alma entre verde e vermelho usando sua lança. É impossível fugir neste modo. Verde é o modo e a cor do humano portador da alma verde, que também está associado a ataques Verdes, blindagem, frigideiras, culinária, cura e bondade.

Modo Roxo

Muffet attacks

Exemplo do Modo Roxo na luta de Muffet.

Não fique tão vermelha, queridinha... Acho que roxo combina bem mais com você!
Quando roxa, a alma estará no Modo Roxo e só pode se mover para a esquerda e para a direita em uma linha e alternar entre as linhas usando para cima e para baixo. Aranhas se movem nessas linhas que o protagonista tem que se esquivar, agindo como uma teia. Essa cor de alma é usada por Muffet depois que ela enche o Bullet Board com um líquido roxo em seu primeiro turno.

O roxo é o modo e a cor do humano portador da alma roxa, que também está associado a armadilhas, anotações, resolução de problemas, análise, intelecto e perseverança.

O KARMA também é roxo, mas não está claro se está relacionado a esse tipo de alma.

Modo Amarelo

Mettaton attack

Exemplo do Modo Amarelo na luta de Mettaton.

Vê esse botão amarelo...? [...] Agora pressione [Z]!
Enquanto amarela, a alma está no Modo Amarelo e é virada de cabeça para baixo como a alma de um monstro, seu ponto central é direcionado para o inimigo. Pressionar [Z] dispara projéteis que pode destruir certos obstáculos que se aproximam, além de danificar o inimigo em certas situações. Essa cor de alma é ativada depois que o protagonista pressiona um botão no telefone que Alphys fornece a eles e é usado contra Mettaton, Mettaton EX e Alphys (como uma Lost Soul).

Amarelo é o modo e a cor do humano portador da alma amarela, que também é associado a armas, balas, atirar, precisão e justiça.

Ver Também