FANDOM

Toriel (/ˈto.ɹiː.ɛl/, TOR-ee-el) é o segundo personagem encontrado em Undertale. Ela salva o protagonista de Flowey, e o orienta através das Ruínas, guiando até sua nova casa.

Perfil

Aparência

Toriel é uma cabra branca, com pequenas orelhas e pequenos chifres. Sua espécie se parece com uma chamada Núbia. Ela tem um par de dentes visíveis e longos cílios; suas íris tem um pequeno tom de vermelho.

Seu corpo é antropomorfo, e ela usa uma túnica grande e azul, com a Delta Rune estampada no meio.

Personalidade

Toriel é como uma mãe, ela se preocupa com tudo e todos e dá seu melhor para agradar ao próximo. Toriel aparenta ser também muito sociável e engraçada, mas também aparenta ser pouco auto-confiante e muito temperamental. Ela também aprecia livros e culinária. Toriel é um tipo um monstro maternal a quem se importa realmente para o protagonista e seu bem-estar. Embora em última análise, uma figura maternal, ela tem um lado mais difícil de sua personalidade, como visto em sua tentativa de manter o protagonista nas ruínas, e seu tratamento frio pelo de Asgore.

Ela também tem um lado brincalhão e adora trocadilhos e piadas ruins; Ela também gosta de cozinhar. Muitas de suas receitas usam caracóis como um ingrediente principal, e sua comida favorita é torta de caracol. Ela também é conhecida por assar torta de Caramelo-Canela.

Toriel foi considerado o cérebro do trono quando ela era rainha, mesmo declarando o desejo de ser uma professora. No momento em que o protagonista chega a sua casa, ela afirma que ela já preparou um currículo para a sua educação. Nos créditos do jogo, ela é mostrada do lado de fora de uma escola, e em certas terminações do final neutro, ela começa a sua própria.

História Principal

Antes dos acontecimentos de Undertale, ela foi casada com o rei Asgore e teve um filho, Asriel. Quando o primeiro ser humano caiu no subterrâneo, ela adotou como seu filho. As mortes de seus dois filhos estimulou Asgore para declarar guerra contra a humanidade, e como resultado, ela se separou dele, deixou seu trono, e retirou-se para as ruínas. Entre o tempo que o protagonista entrou no subterrâneo, que tinha visto vários seres humanos ser assassinados e suas almas serem colhidas por Asgore.

Rota Neutra

No início do jogo, Toriel salva o protagonista de Flowey, curando qualquer dano feito pela flor assassina. Depois de apresentar-se, ela orienta-los através dos primeiros quartos das ruínas. Ela incentiva o protagonista a lidar com encontros monstro, conversando com eles, ao invés de agir violentamente.

Ela dá o protagonista um celular para manter contato uns com os outros, como ela precisa para executar alguns recados sobre Ruínas. Ela diz a eles para ficar onde estão. Ela chama o protagonista frequentemente como o protagonista atravessa as ruínas, e está prestes a chamá-la de novo quando ela encontra o protagonista na entrada de sua casa.

Ela introduz o protagonista para o seu quarto e os planos para criar e ficar nas Ruínas. Após o protagonista conversar sobre como ir para casa ou ela sobre deixar as ruínas, Toriel sai de sua poltrona e é seguido pelo protagonista. Como ela vai mais fundo em direção à saída, ela mais explica que ela pretende destruir a saída e para impedi-lo de sair, como todos os outros seres humanos que sairam das ruínas e tinham morrido.

No final das Ruínas, Toriel diz ao protagonista de provar a si mesmo que é suficientemente forte para sobreviver e combate-los em um teste de força. Ela pode ser morto ou ser poupada; se poupado, Toriel permite a saída do protagonista, mas diz para não voltar.

Sans diz ao protagonista durante o seu encontro, que ele e Toriel têm sido amigos por um tempo, colagem sobre seu amor de piadas e trocadilhos. Nenhum deles sabe o nome ou o rosto do outro, como eles se comunicam através da porta que bloqueia fora das Ruínas. Sans também diz que Toriel pediu-lhe para não matar todos os seres humanos que encontrou. Ele observa que se não fosse por essa promessa, o protagonista seria "morto antes mesmo de saber".

Verdadeira Rota Pacifista

Toriel reaparece depois que Asgore e o protagonista se preparam para lutar, interrompendo-o com sua magia de fogo, assim como ela faz com Flowey no início do jogo. Ela explica o motivo de sua chegada foi a percepção de que o protagonista teria que tirar uma vida para sair, e que ela estava tentando evitar que tal coisa desde o início. Como os amigos do protagonista vem, ela se apresenta para eles e reconhece a voz de Sans imediatamente. Ela diz o protagonista que, embora possam ter que ficar subterrâneo com todos os seus amigos, eles vão viver uma vida feliz independentemente.

Flowey em seguida, aparece. Tendo absorvido as almas humanas, ele agarra Toriel os outros com videiras. Quando Flowey tenta matar o protagonista, Toriel é o primeiro monstro de a interferir, usando sua magia de fogo para bloquear as balas de Flowey. Sua alma, juntamente com todos os outros monstros , é absorvida pelo Flowey, permitindo que ele se tornasse Asriel. Durante a batalha do protagonista com Asriel, Toriel aparece como uma das almas perdidas.

Após a luta contra Asriel, Toriel aprende o nome do protagonista, Frisk. Ela diz que eles são livres para percorrer o Metro para falar mais de seus amigos. Enquanto isso, Alphys atualiza o telefone de Toriel, permitindo-lhe enviar mensagens de texto.

Frisk deixa o subterrâneo com Toriel e seus outros amigos. Como os outros deixam Frisk para começar suas vidas na superfície, Toriel pergunta para Frisk o que eles vão fazer agora.

Se Frisk decide ficar com Toriel, ela diz que nada disso teria acontecido e que era o melhor que eles decidi se deixar as ruínas. Ela, então, promete cuidar de Frisk durante o tempo que eles precisam. Como nas ruínas, Toriel toma a mão de Frisk como andam fora da tela junto. Após os créditos, Toriel traz uma fatia de torta do quarto de Frisk.

Se Frisk diz que eles "têm lugares para ir", Toriel diz que ela vai ver mais tarde. Após os créditos, Frisk e seus amigos são mostrados juntos em uma fotografia.

Na sequência de créditos, Toriel saúda Monster Kid para uma escola que ela abriu. A porta da escola tem a Delta Rune, que representavam os monstros presos no subsolo.

Habilidades

Toriel ataca com bolas de fogo em várias formações, mas não ferirá o protagonista se tentar poupá-la 11 vezes ou se tiver menos de 3 de HP. Ela pode ser atacada normalmente e ser poupada, tentando poupá-la 24 vezes. A última tentativa será bem sucedida.

Ataques

  • Magia de Fogo: O principal, e aparentemente o único, meio de ataque do Toriel, que ao decorrer da luta tende à utilizar-la de várias formas, podendo manipular o Fogo de forma que faça, por exemplo, uma quantidade imensa de fogo com uma figura fixa, fogos que se aproximam do oponente dependendo do lugar em que ele estiver e mãos que invocam grandes bolas de fogo.

Técnicas

  • Mãos/Patas invocam grandes bolas de fogo, em um arco para o canto superior direito, deixando um rastro de bolas de fogo. Quando a mão alcança o outro lado do Bullet Board, as bolas de fogo se lançam em direção à alma e quicam nas paredes. Em rodadas posteriores, o ataque contém uma segunda pata que começa no canto inferior direito e espelha a primeira. Este ataque termina imediatamente se a Alma tocar em qualquer das mãos. Este ataque causa 3 de dano por golpe de bola de fogo e 4 de dano por golpe.
  • Fluxos de bolas de fogo caem do topo do Bullet Board em um padrão cruzado de dupla hélice e se acumulam no fundo. As brechas têm buracos no meio deles para se esquivar, incluindo dois pontos seguros em ambos os cantos superiores. Na versão mais difícil deste ataque, o Bullet Board é mais curto, e bolas de fogo estão pairando nas laterais. Os pontos de canto seguro ainda existem apesar disso, mas são menores e mais difíceis de alcançar. Este ataque faz 4 pontos de dano por acerto.
  • Fluxos mais grossos de bolas de fogo, muito grossos para se esquivar, mas eles não se movem para frente e para trás, permitindo que o protagonista mantenha sua alma segura entre os córregos. Isso faz 4 danos por acerto.
  • As bolas de fogo caem a esmo do topo do Bullet Board, mas deliberadamente se afastam da Alma se chegarem perto, tornando impossível tomar dano deste ataque. Se o HP do protagonista é 2 ou menos, Toriel usará este ataque exclusivamente, e ela terminará seus outros ataques imediatamente se eles reduzirem o HP do protagonista para 2. Ela também usará este ataque após o 11º Spare, independente do HP. Depois da 12º tentativa para poupá-la, ela para de atacar completamente.

Curiosidades

  • O nome Toriel deriva da palavra "Tutorial", afinal a personagem age como tutora de Frisk ao longo do início do jogo, ensinando várias coisas.
  • Se tentar nomear a criança caída de "Toriel", aparecerá uma mensagem dizendo "Eu acho que você deveria escolher seu próprio nome, minha pequena", e o nome não é permitido.
  • Depois de se separar de Asgore, Toriel cuida de todos os humanos caídos de Undertale, até eles fugirem de sua casa.
  • No corredor que leva à ponte em que encontramos Monster Kid em Waterfall. Quando você voltar, verá Flowey perto de uma Echo Flower. Se você interagir com ela, diferentes diálogos aparecerão dependendo do que foi feito para Toriel.