Undertale

Imagem promocional do jogo no Kickstarter.

Undertale (também conhecido como UNDERTALE ou UnderTale) é um jogo indie de RPG desenvolvido por Toby Fox, com arte adicional por Temmie Chang, no programa Game Maker. Foi lançado para Microsoft Windows e Mac OS X em 15 de setembro de 2015. O jogo foi recebido com críticas extremamente positivas.

Gameplay

Na batalha, o protagonista tem sua ALMA, representada por um coração vermelho, que deve evitar ataques desencadeados pelo adversário. Conforme o jogador avança no jogo, novos elementos são introduzidos, como obstáculos coloridos que exigem que o jogador fique parado ou mova-se através deles, e batalhas que mudam a forma como o coração é controlado. Durante o turno do jogador, há a oportunidade de lutar contra o adversário (que envolve movimentos bem cronometrados); o jogador também pode executar ações que mudam o humor do oponente, usar itens e poupar o inimigo. Matar um inimigo vai premiar o jogador com EXP e LV. O jogo tem uma grande ênfase na moralidade de matar e poupar os monstros encontrados. Ao contrário de RPGs tradicionais, é possível completar o jogo sem nunca matar um único monstro.

O mundo do jogo consiste principalmente de puzzles complexos que o jogador deve resolver para progredir. Algumas batalhas também podem ser vistas como quebra-cabeças, exigindo um conjunto de ações para resolver a luta pacificamente.

O protagonista começa a sua aventura nas ruínas e logo encontra Flowey, uma flor sem sentimentos que tenta matar o protagonista para sua própria diversão. Depois de um tempo, Flowey é interrompido por Toriel, um dos monstros do Underground que ensina o jogador a resolver quebra-cabeças e conflitos neste mundo.

História

Há muito tempo, dois povos reinavam sobre a Terra: Humanos e Monstros. Um dia, uma guerra se iniciou entre ambos. Depois de uma longa batalha, os humanos foram vitoriosos. Eles selaram os monstros no subsolo com um feitiço mágico. Muitos anos depois...

Muitos anos depois da guerra, em 201X, uma criança humana sobe no Mount Ebott por uma razão desconhecida. Diz-se que aquele que escalar a montanha nunca mais irá voltar. A criança descobre um enorme buraco na montanha e cai em ao tentar obter um olhar mais atento. Agora, a história começa.

O jogador começa a sua aventura nas ruínas e logo encontra Flowey, uma flor que tenta matá-lo. Mais tarde, ele é interrompido por Toriel, que ensina a criança a resolver quebra-cabeças e resolver conflitos no Underground.

Desenvolvimento

As primeiras screenshots conhecidas de Undertale foram publicadas em um segmento de piada na seção hack PK de Starmen.Net, onde Toby "Radiation" Fox afirmou que o jogo seria uma EarthBound hack ROM chamado UnderBound 2.

A primeira demo conhecida de Undertale foi enviada para o site de merchandising de videogames fanmades, para ser lançado em 2 de maio de 2013. O jogo foi recebido com críticas positivas. Isto fez com que uma demo do jogo fosse publicada um tempo depois, em 23 de Maio de 2013.

Undertale, mais tarde, foi financiado através de uma campanha por Kickstarter com uma meta de US$ 5.000. O jogo acabou recebendo US$ 51.124 através de 2.398 pessoas. Devido à curta duração da demo, Fox esperava que o jogo fosse ser lançado em Agosto de 2014.

Vídeos

Undertale Greenlight Trailer

Undertale Greenlight Trailer01:21

Undertale Greenlight Trailer

Undertale Release Trailer

UNDERTALE Release Trailer01:15

UNDERTALE Release Trailer

Curiosidades

  • O título da página da seção "demonstração" do site é "UNDERTALE Delicious Free Sample", que pode ser traduzido para "Amostra Grátis Deliciosa de UNDERTALE".