FANDOM

Undyne (/ˈʌn.daɪn/, UN-dyne) é a lidar da Guarda Real dos monstros. Vestida em sua armadura, ela persegue o protagonista por toda Waterfall, e este frequentemente foge dela, ou ela tem suas tentativas frustradas sem aviso prévio por Monster Kid que a segue para todo lado, com o objetivo de vê-la lutar.

Perfil

Aparência

Undyne é um monstro humanoide peixe, com escamas azuis e um rabo de cavalo vermelho, longo e brilhante. Ela tem nadadeiras no lado da sua cabeça e um par de dentes salientes. Ela usa um tapa-olho no seu olho esquerdo. Ela tem olhos amarelos; no entanto, quando ela está letalmente danificada, seus olhos ficam pretos. Ela veste uma camisa preta, uma calça azul escura, botas vermelho escuro com fivelas douradas, luvas azuis e sua armadura é cinza.

Undyne a Imortal

Sempre que ela persistir através da determinação após seu HP reduzir a zero, suas pupilas ficam brancas, e sua esclera fica preta. Ela já não tem um tapa olho, e seu recém-revelado olho vazio emite uma luz piscando. Seu cabelo está menor e parece estar cortado, e suas barbatanas se tornam mais rígidas e pontiagudas. Ela também veste um novo conjunto de armadura mais escura colorido com almas/corações em seu peitoral e em suas novas luvas, acompanhado de botas com ponta.

Personalidade

Undyne tem uma personalidade heróica, querendo sempre proteger aqueles que ama, ela também se mostra extremamente determinada sendo capaz de tudo para alcançar seus objetivos. Undyne também se mostra uma personagem extremamente orgulhosa e sempre quer se mostrar forte e capaz.

História

Rota Neutra

Sombra undyne

A iluminação muda dramaticamente quando Undyne está por perto.

Undyne é mencionada diversas vezes em Snowdin, principalmente por Papyrus, mas só aparece pela primeira vez em Waterfall, onde aparece no topo de uma elevação. Aqui, Papyrus tenta convencê-la a não machucar o humano, mas sem sucesso. Enquanto o/a protagonista prossegue, o farfalhar da grama faz com que Undyne se aproxime da elevação e quase jogue uma lança em Frisk, mas ela não o faz no final, e desaparece.

Ao longo de Waterfall, Undyne persegue Frisk, e o/a ataca repetidamente, mesmo que ele/a sempre consiga fugir da captura ao se esquivar de seus ataques, ou quando Monster Kid interfere sem aviso prévio nas tentativas de Undyne de capturar o humano.

Perto do final de Waterfall, Undyne aparece quando Monster Kid tropeça e cai da ponte. Se Frisk salvar Monster Kid, ele o/a protege; se ele/a não salvá-lo, Undyne o fará em vez disso. Isso faz ela tomar certo dano, e seu HP diminui.

Após isso, Undyne confronta Frisk, e começa um discurso, mas o encurta (de acordo com ela, porque esqueceu o que ia dizer), e inicia, confiante, uma batalha. Aqui, o jogador pode ou matá-la ou fugir dela até chegar em Hotland.

Uma vez chegando em Hotland, o calor da armadura de Undyne a faz desmaiar. A este ponto, há a opção de trazer um pouco de água para ela de um bebedouro ali perto, ou derramar toda a água de propósito na frente dela. Uma vez refrescada, Undyne se levanta, fica parada por algum tempo e volta a Waterfall prontamente.

Caso ela for morta em batalha, Undyne resiste à morte com a Determinação e prende o protagonista. Todavia, a Determinação dela sai pela culatra, a fazendo, por fim, derreter lentamente e virar pó.

Rota Pacifista Verdadeira

Se Frisk deu a Undyne a água e não matou ninguém antes disso (pois ela se recusa a ser amiga de um assassino), existe a chance de fazer amizade com ela. Durante a sequência da perseguição entre Waterfall e Hotland, Papyrus liga para Frisk e sugere que os três se encontrem na casa de Undyne, onde Papyrus imediatamente pula da janela para deixar os dois a sós.

Undyne inicialmente demonstra relutância em ser legal com Frisk e é hostil. Então, ela é encorajada pelo breve retorno de Papyrus, quando ele diz que ela "não está pronta para o desafio", ou por perceber que ser amiga de Frisk seria a "vingança perfeita", e fica determinada a virar "melhor amiga" dele/a. Enquanto os dois tomam chá e conversam, ela fala sobre como costumava treinar com Asgore e virou líder da Guarda Real. Então, ela percebe que está na hora da aula de culinária de Papyrus, e já que ele não está lá para tê-la, ela faz com que o jogador a tenha, para levar a amizade dos dois a um "outro nível", o que acidentalmente faz a casa de Undyne pegar fogo. Se sentindo derrotada, ela luta uma última vez contra Frisk, mas acaba se dando conta de que nenhum dos dois consegue ter uma intenção verdadeira de machucar um ao outro, dizendo que Frisk a lembra de alguém (muito provavelmente Asgore) com quem ela costumava treinar. Depois do incidente, Undyne se muda para a casa de Sans e Papyrus, dizendo que, caso Frisk queira falar com ela, ele/a deve ligar para Papyrus.

Depois que Frisk completa a Rota Neutra sem ter matado ninguém, ele/a recebe uma ligação de Undyne na ponte entre o CORE e o MTT Resort, que pede um favor. Em Snowdin, Undyne o/a dá a "Carta de Undyne", para que seja entregue a Alphys. Frisk dá a carta a Alphys, que acredita erroneamente que esta tenha sido escrita por ele/a, pois a carta não apresenta assinatura. Eles acabam indo a um encontro no Lixão, onde se encontram com Undyne, que decidiu entregar a carta ela mesma e está procurando por Alphys, o que faz com que esta última se esconda. Após a saída de Undyne, Alphys desabafa para Frisk a respeito de sua desonestidade e sentimentos românticos por Undyne, e o/a protagonista sugere que os dois façam uma encenação, para que Alphys consiga expressar como se sente. Undyne chega no meio da encenação, o que faz Alphys confessar suas mentiras e seu interesse romântico pela amiga. O amor que Alphys sente por Undyne é correspondido, e esta última também se confessa (apesar de jogar Alphys em uma lata de lixo, literalmente). Papyrus então aparece para ajudar Alphys com sua autoestima e seus hábitos de contar mentiras, levando-a para correr 100 voltas "GRITANDO SOBRE O QUÃO INCRÍVEIS SOMOS". Depois que os dois saem, Undyne pergunta ao/à protagonista se anime é real ou não (já que Alphys disse que não era). Ela então o/a agradece por ajudar Alphys antes de ir embora.

Undyne é vista novamente junto dos demais personagens principais durante a luta contra Asgore, onde ela exige que Frisk e Asgore não lutem, pois ela gosta demais dos dois. Ela vê Alphys ali também, e elas quase se beijam a pedido de Mettaton (que alega que "A audiência está morrendo de vontade de ver romance!"), mas Toriel as interrompe, porque tudo isso está acontecendo na frente de Frisk, que é uma criança. Pouco depois do encontro, Flowey arma uma emboscada arma uma emboscada para os demais personagens principais e tenta matar Frisk, mas seus ataques são bloqueados pelos amigos dele/a; Undyne o/a encoraja, dizendo que, se ele/a conseguiu passar por ela, ele/a consegue passar por qualquer coisa. Entretanto, Flowey absorve as ALMAs humanas junto com as de todos os monstros, e atinge sua forma final, Asriel Dreemurr.

Ao falar com Undyne no epílogo da rota Pacifista Verdadeira, ela diz estar feliz por ter sido derrotada por Frisk, e então decide ir assistir anime com Alphys. A Guarda Real é debandada. Toriel também manda uma mensagem de texto a Frisk, dizendo que Undyne conseguiu levantar Asgore, Sans, Papyrus, Alphys, e a própria Toriel de uma vez, mas não soube bem como colocá-los no chão.

No final, depois que Papyrus sai correndo e Sans diz ir checar se o irmão está bem (mas vai na direção oposta, como sempre faz), Undyne vai atrás do esqueleto mais alto para realmente tomar conta dele, reclamando que ela "sempre é quem faz tudo". Nos créditos, Undyne é vista dando um beijo em Alphys, que desmaia.

Rota Genocida

Após Monster Kid se aproximar, Frisk o ataca, mas Undyne entra no caminho e toma o golpe em vez dele. Ela é morta na mesma hora, mas graças à incrível Determinação dela, ela resiste à morte e se transforma em Undyne the Undying ("Undyne, a Imortal"), uma forma mais poderosa dela mesma.

Apesar de seu poder maior, ela falha em derrotar Frisk, declarando estar desapontada consigo mesma por isso, mas encontrando conforto em saber que Alphys evacuou todos os monstros restantes para um lugar seguro e que eles sobreviverão. Ela começa a derreter por causa da Determinação, pouco antes de virar poeira.

Habilidades

Os ataques de Undyne são principalmente baseados em armas (mais precisamente lanças), lançando várias combinações de lanças em sua batalha, além de poder mudar a coloração da alma do protagonista. Undyne é o único tipo de monstro conhecido que pode ter Determinação naturalmente.

Ataques

  • Modo Verde: Na batalha de Undyne, o modo verde é usado inicialmente, com o modo normal sendo usado duas vezes por breves instantes e depois seguindo exclusivamente o último conjunto de ataques no modo verde.
  • Lanças: Undyne pode criar inúmeras lanças para atacar seu inimigo, ela pode tanto invocá-las do chão ou outras superfícies, gerando dano físico a alma do oponente.

Técnicas

  • Ela joga flechas de todos os lados para o protagonista no modo verde, incluindo especificamente as setas que se movem lentas e rápidas, bem como as setas que invertem a orientação que eles estão se aproximando. Estes ataques causam 5 de dano por acerto.
  • Undyne restringe o Bullet Board a uma caixa minúscula que lança lanças para cima em direção ao protagonista em três colunas. Este ataque tem um ponto seguro perfeito entre as lanças esquerda e central. Este ataque faz 5 de dano por acerto.
  • Undyne invoca um grupo de lanças contínuas no protagonista de uma quantia maior. Este ataque faz 5 de dano por acerto.
  • Depois de mudar o modo de alma para vermelho no final de um ataque no modo verde, ela lançará uma única lança no protagonista. Este ataque causa 4 pontos de dano por acerto e não é usado por Undyne, a Imortal.
  • Undyne lança anéis de lanças que envolvem o protagonista enquanto gira. Ela tem outra versão deste ataque em que as lanças não giram, mas sim dirigem-se diretamente para a alma do protagonista; as lanças viajam na direção em que estavam inicialmente por alguns segundos antes de desaparecerem. Esses ataques são exclusivos na Rota Genocídio.

Curiosidades

  • O nome "Undyne" vem da própria espécie de monstro dela: as "undines" são ninfas da água da mitologia grega. Também é uma brincadeira com "undying" ("imortal"), porque Undyne não morre com o primeiro golpe como todos os outros chefes da Rota Genocida.
  • Se Snowdrake, qualquer um dos cachorros membros da Guarda Real, ou Shyren são mortos, Undyne comenta a respeito em seu discurso pré-batalha. De maneira similar, se Papyurs é morto, o discurso dela é completamente diferente.
  • Undyne é aparentemente destra, devido ao fato de que segura sua lança com a mão direita, além de mais uma série de evidências durante o jogo.
  • Quando Undyne diz "En guarde!" antes da batalha contra ela, a frase está com a ortografia errada. A escrita correta seria "en garde", já que a frase é em francês. Também poderia ser um cruzamento entre o "guard" em inglês e o "garde" em francês, gerando "guarde".
  • Sua forma Undying é o único chefão da Rota Genocida que não morre com o primeiro golpe. (Sans não conta, pois realmente é vencido com um único golpe, mas adia isso ao máximo.)
  • Na batalha falsa contra Undyne, ela tem um ponto de defesa a mais do que na normal, apesar de não usar armadura. Isso quer dizer que emoção é a raiz de todo poder dos monstros, já que proteção física não importa.