FANDOM

A Verdadeira Rota Pacifista é um dos 3 finais principais de Undertale. Este final pode ser considerado o "final verdadeiro" para Undertale, levando a uma conclusão feliz e os créditos completos.

Método

Depois de completar a Rota Neutra, o protagonista irá receber uma chamada depois dos créditos que irá fornecer o próximo requerimento para conseguir o Final Pacifista. Se Flowey for perdoado, ele irá aparecer mais tarde e elaborar a dica, mas se ele for morto, o protagonista retorna imediatamente para a tela de título. O protagonista pode recarregar seu SAVE File para completar qualquer requerimento que esteja faltando contanto que não tenham ganhado nenhum EXP/LOVE; senão, é necessário resetar o jogo. Note que matar Asgore ou Flowey não dá nenhum EXP, e o protagonista não pode SALVAR depois de lutar contra eles, apesar de tudo.

Abaixo, se encontra a lista de requerimentos:

  1. Durante o jogo, nunca mate nenhum inimigo ou ganhe EXP/LOVE; essencialmente use apenas saídas não-letais (perdoar, fugir ou ACTs que terminam batalhas). LUTAR contra monstros ou matar o Dummy nas Ruínas não abortam essa rota, assim como não dão EXP. Se alguém matar acidentalmente um monstro, ele pode simplesmente recarregar o seu SAVE.
  2. Depois de lutar contra Papyrus, visite a casa dele e conclua o encontro com ele.
  3. Depois de Undyne desmaiar perseguindo o protagonista, pegue um copo de água do bebedouro mais próximo e derrame nela.
  4. Retorne para Waterfall e vá para a casa da Undyne. Papyrus estará esperando do lado de fora. Fale com ele para entrar na casa e complete a "aula de culinária" e a batalha falsa com Undyne.
  5. Vá sobre Hotland e o CORE. Faça a audiência de Mettaton EX subirem para 10.000 (isso inclui usar o upgrade do telefone da Alphys para atirar na Alma dele em alguns turnos) para acabar com a batalha pacificamente.
  6. Se a Rota Neutra não foi cumprida anteriormente, ela precisa ser completada primeiro. A série de eventos a seguir podem ser ativados de duas maneiras, contanto que nenhum EXP/LV tenha sido ganho: começar o jogo normalmente do começo depois de completar uma Rota Neutra, ou carregar o último save de uma Rota Neutra.
  7. Volte para fora do CORE em direção ao MTT Resort, para a ponte que liga os dois lugares. Lá, Undyne chama o protagonista, pedindo para entregar uma carta para ela.
  8. Fale com Undyne fora da casa de Papyrus para receber a Carta de Undyne.
  9. Coloque a carta sob a porta do Alphys's Lab e complete o "encontro" com ela.
  10. Ao sair do depósito de lixo (onde acaba a amizade com Alphys), Papyrus liga para a protagonista para encontrar Alphys em seu laboratório. Volte ao Laboratório da Alphys para encontrar uma nota que leve ao seu "banheiro" contendo o True Lab. Ao entrar no True Lab, a Rota Pacifista Verdadeira não pode ser abortada.
  11. Encontre as quatro chaves espalhadas pelo True Lab e coloque-as em seus slots apropriados para abrir a sala do gerador. Ligue o gerador para iniciar uma conversa com a Alphys. Volte para o elevador perto da sala do gerador para ser deformado para New Home, com a saída bloqueada por vinhas. Isso sinaliza que o verdadeiro final pacifista ocorrerá. É impossível deixar New Home depois desse ponto.

História

Completando Amizades

  • Se Papyrus não tiver sido ajudado, volte para sua casa em Snowdin, onde ele está do lado de fora. Interaja com ele para iniciar o encontro.
  • Se Undyne não tiver sido ajudada, volte para sua casa em Waterfall, onde Papyrus está do lado de fora. Interaja com o Papyrus para iniciar o encontro.

Amizade com Alphys

Na entrada do CORE, Undyne chama o protagonista (a mando de Papyrus) para pedir que entreguem sua carta a Alphys.

Se Undyne for ajudada em uma Rota Pacifista-Neutra, ela irá dar ao protagonista a carta imediatamente depois de fazer amizade com ela. Ela diz que Papyrus sugeriu dar ao protagonista a carta anterior, mas que Undyne ainda os odiava na época.

Depois de entregar a carta para Alphys, ela confunde a carta como sendo do próprio protagonista e vai a um encontro com eles.

Durante o encontro de Alphys, os dois vão para o Depósito de Lixo. Eles se deparam com Undyne, que decidiu entregar a carta ela mesma. Alphys diz Undyne algumas verdades sobre seu trabalho "científico", que era apenas para ela preguiçar, assistindo anime e lendo mangá. Undyne expressa seu apoio a Alphys, enviando-a para treinar com Papyrus. Ela então confronta o protagonista sobre anime, perguntando se é real. Independentemente da resposta do protagonista, Undyne agradece a eles e o evento termina.

Após a data, Papyrus chama o protagonista e, muito especificamente, instrui-os a ir ao laboratório de Alphys, citando nenhuma outra razão além de um "bom pressentimento" que ele diz ter sobre isso (Isso pode ser porque Flowey disse a ele para contar ao protagonista, mas não queria que o protagonista soubesse).

No Laboratório Verdadeiro

Ao chegar ao laboratório, a protagonista encontra uma nota da Alphys, na qual ela declara que vai "enfrentar seus próprios erros". A nota diz ao leitor para entrar no que antes era considerado o banheiro de Alphys para descobrir a verdade, caso Alphys não retornasse.

O protagonista entra na porta, que na verdade leva-o a um elevador. Ele pega o elevador até o True Lab, mas ele perde energia e avarias, deixando-o preso no laboratório. Explorando o laboratório, ele encontra experimentos de muito tempo atrás, detalhando os experimentos de Alphys com Almas e Determinação para restaurar monstros da morte. Injetando determinação nos monstros mortos os restauraram com sucesso, mas eles acabaram por se fundir e se transformaram em Amalgamates - fusões liquidificadas de vários monstros. Vários desses amalgamates atacam o protagonista, mas o protagonista os poupa. O protagonista vê o extrator de determinação, lembrando parte da forma de Flowey durante sua batalha de chefe na Rota Neutra, e eles descobrem que Alphys fez alguns experimentos com flores douradas, que produziram um único espécime vivo que escapou.

O protagonista liga o aparelho, restaurando a energia dos elevadores. Alguns Amalgamates aparecem, mas Alphys salva o protagonista deles, explicando que eles eram agressivos porque estavam com fome. Ela explica ainda que os corpos dos monstros não conseguiram lidar com a determinação e, assim, se fundiram. Alphys agradece ao protagonista por seu apoio e declara aos Amalgamates que eles brevemente retornarão para casa.

Alphys deixa o verdadeiro laboratório e o protagonista retorna a um dos elevadores. Eles recebem uma ligação de alguém que não reconhecem. A voz, implícita para ser Asriel (Flowey imitando sua voz), chama o protagonista pelo nome dado ao Humano Caído no início do jogo, e diz a eles que "tudo se encaixou" e que eles "verão você em breve.'

O elevador parece não funcionar e aterrissa o protagonista na entrada do New Home. Estranhas videiras bloqueiam o elevador.

A Barreira

Na barreira, o protagonista confronta o rei Asgore. Enquanto se preparam para lutar, Toriel chega, incapacita Asgore e consola o protagonista. Depois de repreender Asgore por suas ações, chegando ao ponto de lhe dar uma maneira mais simples de recuperar as Almas humanas, ela é logo seguida por Sans, Papyrus, Undyne e Alphys, que começam a conversar. Para surpresa de Alphys, Papyrus revela que uma 'pequena flor' o ajudou a chamar todo mundo para a Sala do Trono.

Flowey aparece repentinamente prende os 6 monstros em vinhas. Ele então agradece ao protagonista por trazê-los todos para um ponto, dizendo que ele absorveu as almas dos humanos enquanto os amigos do protagonista estavam conversando, afirmando que ele iria absorver todos eles também para alcançar sua "verdadeira forma". Ele então revela seu verdadeiro motivo para causar ao protagonista tantos problemas - mantê-los jogando o 'jogo' para que eles possam 'brincar' com ele para sempre. Ele dá ao protagonista a chance de enfrentá-lo, prometendo devolver as almas de todos e quebrar a barreira se vencerem. Como se para negá-los até mesmo isso, ele planeja mantê-los presos antes de atacá-los impiedosamente, dizendo que ele está disposto a "matá-los 1.000.000 vezes" para provar seu ponto. Antes de dar o golpe final, os amigos do protagonista protegem-nos contra os ataques de Flowey enquanto os curam e os encorajam a vencer. Logo depois, muitos dos monstros que o protagonista poupou durante o jogo chegam, curando o protagonista e aparentemente colocando Flowey desprevenido. No entanto, ele de repente ri deles por sua 'estupidez' e absorve todas as almas dos monstros que ali estavam, fazendo um grande flash de luz se expandir pelo local.

O flash de luz some, e o protagonista vê que Flowey é agora um jovem monstro em uma camisa listrada, semelhante em aparência a Toriel e Asgore. Ele chama o protagonista pelo nome do Humano Caído, depois se transforma em um monstro mais velho e mais poderoso, apresentando-se como "Asriel Dreemurr".

Asriel inicia uma batalha com o protagonista e começa a atacar o mesmo, seus ataques são extremamente fortes e difíceis de desviar.

  • Se o HP do protagonista chegar a 0 e sua Alma quebrar, em vez de reiniciar o jogo, a mensagem "Mas se recusou" aparece e a Alma se auto-reforma por pura determinação e recupera totalmente seu HP. Depois disso, a Alma simplesmente retorna à batalha.

Após uma certa quantidade de turnos, Asriel ataca com um ataque chamado "Hyper Goner", que se assemelha a um crânio de cabra (semelhante ao DT Extractor no True Lab), sugando diversos projéteis (e a alma do protagonista) até que a tela se torne totalmente branca por um enorme flash de luz. O HP do protagonista é deixado em 1 após este ataque, se ele for atingido. Surpreso com a alta determinação do protagonista, Asriel revela que ele estava usando apenas uma fração de seu poder real.

Asriel então se transforma em uma forma mais poderosa de si mesmo, ameaçando redefinir totalmente a linha do tempo do mundo, restringindo o protagonista e impedindo-os de fazer qualquer coisa, exceto "se mexer". O protagonista percebe que enquanto eles não podem salvar seu jogo, eles podem salvar as Almas dos monstros, transformando a opção ACT na opção SAVE. Eles alcançam as Almas dos seus amigos (que estão presos na Alma de Asriel) e os trazem de volta, restaurando suas memórias. Depois de salvar todos os seus amigos, o protagonista começa a tentar salvar o próprio Asriel e começa a ver memórias dele fazendo amizade com o primeiro humano. As almas dos amigos do protagonista ressoam dentro de Asriel; Ele começa a chorar e seus ataques de fogo começam a evitar a alma do protagonista. Ele então implora ao protagonista (referindo-se a eles como o nome do Humano Caído) para deixá-lo vencer e atacá-los com seu ataque mais forte.

O protagonista sobrevive com o HP reduzido a um bilionésimo de um ponto, e então salva Asriel, devolvendo-o à sua forma criança. Asriel pede desculpas ao protagonista. Ele diz a eles que o primeiro ser humano se foi há muito tempo e pede-lhes seu nome verdadeiro, que é revelado como Frisk. Asriel diz a Frisk que as Almas dos monstros permitiram que ele sentisse suas emoções e desejos - seu amor por Frisk e seu desejo de liberdade, respectivamente. Ele espera que Frisk não o perdoe por tudo o que aconteceu, mas eles podem escolher de qualquer maneira, surpreendendo Asriel. Usando as almas dos seis humanos e as Almas de todos os monstros junto com sua determinação, Asriel destrói a barreira.

Asriel retorna as almas e diz a Frisk que, sem as almas de todos, ele eventualmente retornará a ser uma flor. Ele pede que eles o esqueçam e vão embora, mas Frisk tem a opção de consolar Asriel, fazendo Frisk se aproximar e abraçá-lo.

Frisk acorda no quarto atrás da Sala do Trono, para o alívio de seus amigos, que todos conhecem o nome de Frisk, mas não se lembram muito do que aconteceu. Toriel incentiva Frisk a fazer o que quiserem, seja em direção à Superfície ou em uma caminhada no subsolo para ver o resto de seus amigos. Os monstros informam a Frisk que eles seguirão Frisk até a superfície quando estiverem prontos.

Frisk pode ir através do Underground e conversar com NPCs, incluindo os vários monstros encontrados apenas durante os encontros de batalha. Eles expressam seus sentimentos, muitas vezes sobre ser livre finalmente. Na área inicial com as flores douradas, Asriel pode ser encontrado cuidando das flores e pode ser falado.

O Fim

Deixar o Subsolo e ir para a superfície termina o jogo.

Undertale-0

A tela do menu no final da Rota Pacifista Verdadeira, apresentando todos os personagens amigos do protagonista.

Frisk e seus amigos assistem ao pôr-do-sol na superfície. Pensando no futuro, Asgore pergunta a Frisk se eles agiriam como o embaixador dos monstros para os humanos.

Papyrus causa uma boa primeira impressão nos humanos, tendo se declarado o mascote ou embaixador dependendo da decisão de Frisk. Sans se retira para o Underground (presumivelmente por meio de um teletransporte) para garantir que ele não tenha que checar Papyrus, enquanto Undyne, Alphys e Asgore partem para ajudar Papyrus.

Com todo mundo fora, Toriel pergunta a Frisk o que eles farão agora. O protagonista pode optar por ficar com Toriel ou não, e sua decisão afeta a cena pós-créditos.

Depois de Toriel e Frisk deixarem a tela, o créditos do final pacifista começam. Os nomes de todos os monstros encontrados no jogo (exceto Jerry, Chilldrake, e os chefes secretos So Sorry e Glyde) rolam para baixo em uma lista ordenada por área de encontro, intercaladas com animações de personagens principais mais desenvolvidas. Depois disso, um final introduzido por Asriel é iniciado. Esta seção inclui os nomes dos apoiadores do Kickstarter e, se todos os nomes forem esquivados, a Porta Misteriosa será desbloqueada.

Após os créditos, se Frisk estiver hospedado com Toriel, outra cena será exibida, mostrando-os em sua nova casa na superfície. Se Frisk se separou dos monstros, uma foto de Frisk e seus monstros amigos é mostrada. O Annoying Dog aparece depois de algum tempo na tela final. O jogador não pode fazer nada exceto sair.

Rota Pós-Genocídio

Depois que o protagonista completa uma rota genocídio e restaura o mundo depois de apagá-lo, várias coisas são significativamente alteradas.

  • Se o protagonista escolheu "Eu tenho lugares para ir" quando Toriel pede, a imagem nos créditos mostra todos os rostos dos personagens riscados, e o protagonista é substituído pelo sprite do primeiro humano.
  • Se o protagonista escolher "Quero ficar com você", depois que Toriel deixar a torta no quarto, dentro de quatro segundos, Frisk se deitaria na cama para encarar a tela, apenas para revelar o rosto de Chara com olhos vermelhos. Uma versão baixa da risada de Flowey toca, e a tela corta para preto.
    Characaminha
  • O Annoying Dog não parece dormir sob o fim após os créditos.
  • O texto "THE END" é exibido em vermelho em vez de branco.
  • "Antecipation" é reproduzida a uma velocidade extremamente reduzida na tela final (mais lenta que as vezes em que é jogada na Própria Rota Genocídio), onde Memory normalmente tocaria na velocidade normal.

Curiosidades

  • É somente na Rota Pacifista Verdadeira que o jogador aprende o nome do protagonista, Frisk.
    • Nomeando o humano caído "Frisk" no começo do jogo ativa o Modo Difícil.
  • Se um Verdadeiro Final Pacifista tiver sido completado antes, Sans's Workshop conterá uma foto do "protagonista" em pé com Sans e todos os seus amigos. Esta é provavelmente a imagem mostrada no final, se o protagonista optar por não ficar com Toriel.
  • Houve um glitch na qual o protagonista poderia lutar e matar inimigos no CORE antes de receber a carta de Undyne. Esta falha permitiu que o protagonista alcançasse este final mesmo depois de ganhar EXP e LOVE. Isso foi corrigido na versão 1.001.
  • Se a barra de espaço fosse pressionada quando Alphys e Undyne estivessem próximos um do outro, a animação de seus beijos começaria bem cedo. Isso foi corrigido na versão 1.001.
  • Se o protagonista escolhe ficar com Toriel, o quarto em que eles são vistos dormindo tem fortes semelhanças com o quarto de Ness em EarthBound; a cama é mantida à direita, a porta à esquerda, e uma janela, abajur e cômoda, em algum lugar, mantidos no fundo da sala.
    Ñéparecido

    Uma comparação do quarto do final pacifista e o Quarto de Ness.